Compre seu ingresso para o Cinema Huguenote, na Casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche

No dia 03/03/2018 será exibido na Casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche o filme: Escritores da Liberdade. Este filme é inspirados nos eventos reais relatados pelo livro The Freedom Writers Diaries, baseado nos relatos da professora Erin Gruwell e seus diversos alunos.

Baseado numa história real, o filme aborda os desafios da educação, em especial num contexto socioeconômico problemático.

A ideia para o filme veio da jornalista Tracey Durning, que fez um documentário sobre Erin Gruwell para o programa Primetime Live da ABC News. Durning atuou como co-produtora executiva do filme.

 

Sinopse: No filme, a professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos. No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa. A professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar as barreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustações.

Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, Erin não desiste, levanta a cabeça e segue em frente.

Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar as mazelas sociais e étnicas ali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro ” O diário de Anne Frank” em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas.

Ao criar um elo de contato com o mundo Erin fornece aos alunos um elemento real de comunicação que lhes permite se libertarem de seus medos, anseios, aflições e inseguranças.

Erin consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, da pele, da origem étnica, da religião etc.

 

Visite o Museu Huguenote Daniel de La Touche. Nós contamos a verdadeira história de fundação da Cidade de São Luís, pelos Franceses, no século XVII.

Aproveite a visita e deguste um excelente café na Huguenot’s Café enquanto viaja pelas páginas de dezenas de livros que estão à sua disposição para pesquisa durante a sua visita.

About the author: prsdias

Leave a Reply

Your email address will not be published.